23/11/2010

O Natal está a chegar...

FUJAM!

Depois de muito ponderar relativamente ao tema desta minha primeira contribuição para este bendito blog, decidi (para variar) falar de uma coisa que enerva solene e repetitivamente. O Natal. Bem, não o Natal, Natal, mas toda a loucura que o precede. Como disse e muito bem a nossa contribuidora Wiscat (a não ser que os meus ouvidos me tenham traído) o Natal é uma época perigosa.

Pelo menos para mim. Senão vejamos...

Aqui há dias (mais há um mês, que estávamos em finais de Outubro), ia eu muito descansada no fórum quando, ao passar em frente ao Continente me deparei com filas e filas de pessoas à espera para embrulhar prendas e filas e filas de pessoas nas caixas a pagar montanhas de prendas. A minha mãe explicou-me muito prontamente, após reparar no meu ar de perfeita incredulidade que eram os saldos de Natal. Ah bom! Fico muito mais descansada ao saber que os saldos de Natal são feitos dois meses antes do dito cujo.

Até porque faz todo o sentido comprar as prendas com muita antecedência... Vá-se lá imaginar o Mundo acabar e eu não ter tempo de comprar as prendas... Uma desgraça, é o que é. E depois dá-se o belo que é comprar 1672 presentes (sim, isto porque entre bons e maus amigos, piores e melhores inimigos, família que se vê, que não se vê e que mal se conhece, o carteiro, a empregada da limpeza, e outros tantos que tais, que o total de prendas deve rondar esse numero) e ás tantas, e porque o tempo passa, o sacana, nos esquecemos para quem comprámos, o que comprámos e, por vezes, onde é que guardámos os presentes.

Bolas.

Mas pronto, isso nem me chateia muito... que eu sou daquelas que compras de Natal é só na semana antes e... surpresa das surpresas, é meias fofinhas com temas natalícios da Calzedonia. Que as meias até são a prenda de Natal por excelência. O que me chateia mesmo muito, é a obsessão que existe com o bicho antes sequer de o bicho chegar. Porque a dois meses do dito cujo, ele é Natal por tudo quanto é parte, e começam a passar as belas músicas de Natal. Desta forma, chegamos todos à data completamente embebidos em espírito natalício.

Pergunta do dia: o que é isso do espírito natalício?

Porque toda aquela história de celebrar o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo me deixa com algumas comichões. Até porque o rapaz nem nasceu de 24 para 25, mas sim em Janeiro - e se fosse comigo eu ficava bastante chateada se andassem por aí a celebrar o meu aniversário com 11 meses de atraso... o que acaba por ser o mesmo que um mês de adiantamento, que acaba por ser tão chato como. Se se virassem para mim na rua e me dissessem 'Parabéns!' com 11 meses de atraso eram bem capazes de levar uma grande chapada... E já viram o que era se fosse o Mundo todo a celebrar o vosso aniversário fora de época? Vá lá minha gente, ninguém gosta.

E depois temos o Pai Natal. Que enquanto tem bastantes fundamentos folclóricos e culturais, é, na forma conhecida nos nossos dias, uma criação da coca-cola (pois... agora vou um bocado tarde para avisar todos os que tiverem crianças pequenas a ler isto para as retirarem da sala... desculpem lá).

E isto, meus senhores e minhas senhoras é o Natal. Será que é preciso tanta confusão por causa disto?

4 comentários:

  1. Concordo plenamente.

    É por isso q se devia celebrar o Chrismukah...

    :D

    Mto bom, Voodoo Girl!

    ResponderEliminar
  2. Fui mencionada! Sê-lo-ei mais vezes espero!

    Parabéns pelo muito bom trabalho. O natal é mesmo uma época perigosa. Tanto é que quando vamos ao continente podemos levar uma chapada de uma mulher que quer oferecer o tapete ao afilhado e aquele é o ultimo! Ou podem-nos cair as lindas, letais decorações em cima! Já se imaginaram a levar com um pinheiro na cabeça! A sabedoria já é pouco se nos pomos a levar com coisas na cabeça então é que os neurónios português, esses raros senhores, se vão de vez!

    FUJAM!!!! O NATAL ESTÁ AI!!!!

    (mais uma vez: parabéns)

    ResponderEliminar
  3. Concordo com a Wiscat.

    Aliás, não sei se repararam, mas uma boa parte da população portuguesa q tem emprego trabalha nas obras... Deve ser pra não terem de comprar os capacetes de protecção... Pra protegerem a meia dúzia de neurónios q têm... Pelo menos, até os matarem com o bagaço...

    ResponderEliminar
  4. Já repararam como rapidamente passámos do Natal para a bebedeira novamente? Extraordinário como tudo se interliga!
    É a magia da época natalícia (ou então não...)!

    ResponderEliminar